fbpx

Primeira fase – Transferência Externa USP

Primeira fase Transferência Externa

Bem, a essa altura do campeonato, você já deve saber se a vaga que você quer abriu e se você pode prestar a prova. Se ainda não sabe, corre pra esse post: Transferência Externa USP: O Que É, Quem Pode Fazer, Quais Vagas Abrem E Como Se Inscrever e tire essas dúvidas!

Bom, vou te adiantar que a o processo seletivo da Transferência Externa USP pode ter até 3 etapas, a depender do curso. Nesse post, vou te explicar mais sobre a Primeira Fase, que é comum a todos os inscritos.

Para este guia, além de te falar como funciona, vou te dar dicas NA PRÁTICA para você entender realmente como é o exame.

A Primeira Fase, é a prova também conhecida como Prova de Pré-Seleção.

Primeira fase – Transferência Externa: Prova de Pré-Seleção

Antes de mais nada, vamos esclarecer:

A Fundação Universitária para o Vestibular, mais conhecida pela sua sigla FUVEST, é uma fundação ligada à Universidade de São Paulo, cujo objetivo principal é a realização dos exames vestibulares para admissão para USP.

Ou seja, a FUVEST é quem organiza o exame de Pré-Seleção, mas ele é bem diferente do vestibular de fim de ano que chamamos coloquialmente de FUVEST, capiche?

Matérias

Para a Prova de Pré-Seleção (1ª fase), são 80 questões de múltipla escolha, de 5 alternativas, separadas de acordo com a área do seu curso de interesse: Biológicas, Humanas ou Exatas.

BIOLÓGICAS

  • Português (24), Inglês (12), Bioquímica (22), Genética (22)

EXATAS

  • Português (24), Inglês (12), Matemática (=Cálculo) (22), Física (22)

HUMANAS

  • Português (34), Inglês (12), Cultura Contemporânea (34)

Na prática

Português

Nível de dificuldade do vestibular tradicional da FUVEST, mas não cobra nenhuma obra literária! Basicamente interpretação e um pouquinho de gramática

Inglês

Nível de dificuldade do vestibular tradicional da FUVEST. Se você tem um inglês intermediário, vai se dar bem na prova. O padrão é idêntico ao do vestibular: texto comprido com 4 questões sobre o texto, sendo 3 textos no total.

Bioquímica

Nível de ensino superior. Difícil, acaba sendo o terror do pessoal de biológicas!

Genética

Nível de ensino superior, mas não tão distante do vestibular tradicional.

Cálculo

Naturalmente, nível de ensino superior. É cobrado o que usualmente as universidades ensinam na matéria de Cálculo 1: função, limite, derivada e integral. Mas não se engane! Não é porque você já foi aprovado em Cálculo 1 na sua faculdade que conseguirá tirar de letra essa matéria na Transferência. O nível de dificuldade é alto e é o terror do pessoal de exatas!

Física

Nível de ensino superior. É cobrado o que usualmente as universidades ensinam na matéria de Física 1. Geralmente percebido como menos difícil que Cálculo, mas não é fácil.

Cultura Contemporânea

Na prática, é História e Geografia. Mas muito mais história. Como o assunto é extenso, precisa ter uma boa noção de vários períodos.

Tempo

Sem muito segredo: 4h de prova. Das 13h às 17h, sendo que pode sair às 15h.

Na prática

Como no vestibular tradicional, provavelmente você vai precisar de um tempo de uns 5 minutos para folhear a prova e se ambientar no dia, mais uns 15 minutoss para passar as questões para o gabarito. Ou seja, você terá 3h40, ou 220 minutos para resolver as questões. Isso nos dá uma média de 2m45s por questão.

Local de Prova

A prova geralmente ocorre na Capital (São Paulo) e nas cidades de Piracicaba e Ribeirão Preto. Os locais de exame e seus endereços são sempre divulgados no site da FUVEST.

Na prática


Se você é de outra cidade, provavelmente a FUVEST te encaminhará para a cidade mais próxima, dentre as citadas. Nesse caso, não se esqueça de reservar passagens, estadia, alimentação e tudo mais, com antecedência!

O que levar na Primeira fase – Transferência Externa

Sem segredo:

  • RG
  • Caneta azul com corpo transparente
  • Lápis, borracha e régua transparente (não vai esquecer hein, Exatas!)
  • Alimentos leves

Na prática

Não pode usar relógio, então acostume-se com isso e não dependa dele. Será o esquema tradicional da Organização da Prova ir informando o tempo periodicamente.

Desclassificação

Apesar de ser o último, é o tópico mais importante de todos.

Você já sabe que usar celular, tumultuar ambiente, colar, etc., não pode. Mas não é disso que eu vou falar. Mas sim das regras lá do finzinho do edital! Confira.

Será considerado inabilitado e desclassificado para progressão à segunda etapa do Processo de Transferência o candidato que obtiver pontuação 0 (zero) em qualquer uma das matérias em que tiver sido avaliado

Recado dado: não zere nenhuma matéria

No entanto, para algumas unidades específicas, são exigidas outras regras também. Primeira fase – Transferência Externa:

  • Para as vagas da Escola de Engenharia de São Carlos: serão desclassificados os candidatos que não obtiverem um número mínimo de 50% do total de pontos possíveis na prova de Pré-seleção.
  • Para as vagas da Escola Politécnica (São Paulo): serão desclassificados os candidatos que não obtiverem um mínimo de 30% dos 80 pontos possíveis na prova.
  • Para as vagas do Instituto de Física (São Paulo): serão desclassificados os candidatos que não obtiverem um mínimo de 40% do total de pontos possíveis nas provas de Conhecimentos em Matemática e Física.
  • Para as vagas do Bacharelado em Matemática Aplicada e Computacional, Bacharelado em Matemática Aplicada e Licenciatura em Matemática do Instituto de Matemática e Estatística (São Paulo): serão desclassificados os candidatos que não obtiverem um mínimo de 30% do total de pontos possíveis na prova de Conhecimentos em Matemática.
  • Para as vagas do Bacharelado em Geofísica e do Bacharelado em Meteorologia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (São Paulo): serão desclassificados os candidatos que não obtiverem, no conjunto das provas de Conhecimentos em Física e Matemática, um mínimo de 30% dos pontos possíveis na prova de Pré-seleção.
  • Para as vagas da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Piracicaba): serão desclassificados os candidatos que não obtiverem um mínimo de 40% do total de pontos possíveis na prova de Pré-seleção.
  • Para as vagas da Escola de Engenharia (Lorena): serão desclassificados os candidatos que não obtiverem um mínimo de 50% do total de pontos possíveis na prova de Pré-seleção.

Aproveite e veja também

Nota de Corte Transferência Externa USP
FAQ
José Marcolino

Nota de Corte – Transferência Externa USP

Infelizmente não são todos os anos em que são divulgadas as notas de corte. Inclusive, só existem registros dos anos mais recentes. Segue o link para

Baixe todas as provas antigas, relações candidato/vaga e editais dos últimos 19 anos.

Eaduca
Enviar por WhatsApp