fbpx

Transferência Externa USP: o que é, quem pode fazer, quais vagas abrem e como se inscrever

Transferência Externa USP: o que é, quem pode fazer, quais vagas abrem e como se inscrever

Um dos métodos de ingresso menos conhecidos pelo público, a Transferência Externa visa preencher centenas de vagas remanescentes da Universidade de São Paulo. Existente há mais de 20 anos, é reconhecida também por não preencher as vagas.

O que é a Transferência Externa USP?

É um processo seletivo que ocorre entre vestibulares (meio do ano) para preencher as vagas remanescentes da universidade. A existência dessas vagas se deve a desistência do aluno do curso ou por não preenchimento em métodos de ingresso tradicionais (vestibulares).

O que são vagas remanescentes?

Quando um aluno muda ou desiste da faculdade durante a graduação, abre-se uma vaga para ser preenchida. Normalmente, essas vagas são preenchidas por alunos da própria universidade, pelo exame de Transferência INTERNA. No entanto, quando essas vagas não são preenchidas por esse processo, elas são remanejadas para o processo de Transferência EXTERNA.

Quem pode prestar?

Você poderá prestar se cumprir os seguintes requisitos:

  1. É aluna ou aluno regularmente matriculada (o) na faculdade;
  2. não está no último semestre da faculdade
  3. seu curso não é sequencial ou curta duração (tecnólogo);
  4. sua faculdade é reconhecida pelo MEC.

Se você for de faculdade particular, estiver com matrícula trancada (mas possuir vínculo ativo), ou faz faculdade fora do Brasil, você também está apta(o) a prestar!

Quais vagas abrem para Transferência Externa?

Historicamente, abrem entre 700 a  800 vagas por ano, para cerca de 90 cursos diferentes, para todos os campi da USP: São Paulo (Butantã e USP Leste – EACH), Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Bauru, São Carlos e Ribeirão Preto.

Apesar da grande quantidade de vagas, a relação inscritos/vagas é baixíssima, pois poucas pessoas conhecem essa modalidade de ingresso na USP.

EXAMEVAGASINSCRITOSINSCRITOS/
VAGAS
 Transferência 2017/20187481.8502,5
 Transferência 2018/20197502.4263,2
 Transferência 2019/20206991.5732,3

Como as vagas dependem da desistência de outros estudantes, é natural que tenha ano que não abra vaga para alguns cursos. No entanto, tem cursos com histórico de desistência e que sempre abriram vaga nos últimos anos. Aqui vou te apresentar quais os cursos que abriram vaga nos últimos 6 anos, e qual a recorrência de cada um deles!

Cursos que abrem vaga frequentemente

5x a 6x nos últimos 6 anos

Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biblioteconomia, Ciências Biológicas, Ciências Biomédicas, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Ciências da Natureza, Ciências Econômicas, Direito, Educação Física, Educomunicação, Enfermagem, Engenharia, Estatística, Farmácia – Bioquímica, Física, Física Médica, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Geociências e Educação Ambiental, Geofísica, Gerontologia, Gestão Ambiental, Lazer e Turismo, Matemática, Meteorologia, Nutrição, Oceanografia, Odontologia, Pedagogia, Química, Saúde Pública, Zootecnia

Cursos que abrem vagas ocasionalmente

4x ou menos nos últimos 6 anos

Astronomia, Biotecnologia, Ciência dos Alimentos, Ciências Atuariais, Ciências da Informação e Documentação, Ciências dos Alimentos, Ciências dos Alimentos, Ciências Físicas e Biomoleculares, Design, Economia, Física Computacional, Físicas Médica, Geografia, Geologia, Gestão de Políticas Públicas, Informática Biomédica, Marketing, Medicina**, Música, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Relações Internacionais, Relações Públicas, Sistemas de Informação, Terapia Ocupacional, Têxtil e Moda, Turismo, Veterinária

** Medicina abriu apenas 2x nos últimos 2 anos, pois o curso de Med-Bauru é novo

Como se inscrever?

A Transferência Externa possui um edital, que geralmente é divulgado no final de Março. 

Junto com o Edital, existe um site específico para Transferência (https://www.fuvest.br/transferencia/)

Nele são divulgadas as principais informações do exame, e também um link para Inscrição.

A inscrição deverá ser feita exclusivamente pela internet no site da FUVEST e a Taxa de Inscrição é de R$191,00.  

Em caso de renda insuficiente, você poderá solicitar a isenção da Taxa de Inscrição. Os critérios são os mesmos do próprio vestibular da FUVEST.

Se depois de ter lido este post inteiro a sua vontade é de aprofundar ainda mais os seus conhecimentos sobre a Transferência Externa USP, aproveite também para explorar outras fontes de aprendizado, como:

  • SAIU! Edital do exame 2022/2023 liberado. Saiba quais vagas abriram
  • Como funciona o exame da Transferência Externa USP
  • Vestibular FUVEST x Transferência Externa: é muito diferente?

Aproveite e veja também

Nota de Corte Transferência Externa USP
FAQ
José Marcolino

Nota de Corte – Transferência Externa USP

Infelizmente não são todos os anos em que são divulgadas as notas de corte. Inclusive, só existem registros dos anos mais recentes. Segue o link para

Baixe todas as provas antigas, relações candidato/vaga e editais dos últimos 19 anos.

Eaduca
Enviar por WhatsApp